Arquivo do blog

Paletas de Sombras e Maletas de Maquiagem com Frete Grátis
Tecnologia do Blogger.
27 de outubro de 2014
Como montar uma planilha de orçamento doméstico eficiente

montando um orçamento doméstico-01

Você já parou para pensar se o seu orçamento doméstico anda em equilíbrio? Bom, é fácil saber se sim ou não. Responda com sinceridade para você mesma: você tem o hábito de gastar até que o saldo no banco ou do cartão de crédito permita? Se sim, a gente já pode constatar que há um desiquilíbrio ai.
Eu não sou nenhuma especialista em finanças, mas gosto de dividir com meus leitores os aprendizados e coisas que tem dado certo para mim.
Então, o que seria o equilíbrio orçamentário? Para mim é aquele que você faz o bom uso da sua planilha e por meio dela consegue ter o conhecimento detalhado de todos os seus gastos e investimentos. Aliás, por falar em investimentos, já até falei sobre como investir em um fundo de emergência por aqui.
A planilha é importante não só para você saber quanto gastou e ainda pode gastar no mês, mas com ela você também pode fazer comparações com os meses anteriores e ver onde tem “escapado dinheiro”. Quem ai já teve aquela sensação de “onde foi parar o meu dinheiro?”.
Mantendo a sua planilha sempre atualizada você consegue acabar com essa sensação e ainda saber como é o seu estilo de consumo. Pois muitas vezes gastamos sem ver, mas quando colocamos isso em uma planilha percebemos como aquela compra às vezes foi impulsiva e desnecessária.
Montar uma planilha de orçamento doméstico é bem fácil e você pode escolher qual método te atenda melhor. Eu por exemplo, prefiro as planilhas que faço no caderno. *Tenho um caderno só pra isso! Agora para quem preferir tem a opção de fazer no Excel . Mas se você não domina o programa você também pode usar uma folha de papel sem nenhum problema.
Agora vou mostrar para vocês a estrutura de um orçamento doméstico.
montando um orçamento doméstico
1. Você pode começar a usar sua planilha quando quiser, mas acredito que o início do mês é sempre uma boa época para começar do começo sabe? 
Então a primeira coisa a se fazer é somar toda a sua renda, pois assim você sabe quanto tem disponível para o mês. E jamais some a sua renda com o valor do limite do cartão de crédito (tem gente que faz isso, mas está errado).
2. Enuncie todas as suas despesas fixas (habitação, saúde, educação, alimentação, transporte, impostos e por ai vai…) e some esse valor.
3. Agora é a parte das despesas eventuais. Aquela noite que você saiu para jantar, a revista que você comprou, o café da tarde na padaria ou qualquer outro gasto que apareceu, que nós sabemos que aparecem quase todos os dias. E é muito importante anotar cada gasto que você tiver, por menor que seja.
4. Fazendo a simples conta: = SUA RENDA – (DESPESAS FIXAS + DESPESAS EVENTUAIS), chegamos ao saldo disponível. Esse saldo é o que vai definir o sucesso do seu orçamento. Pois ele é o valor que sobra após todas as despesas já serem pagas e será o responsável para viabilizar os seus sonhos, compras e projetos pessoais.
5. Agora observe, o nosso exemplo sugere que sempre deverá sobrar algum dinheiro do mês anterior. Isso é o equilíbrio. Se você seguir essa regrinha pode dar adeus aquele sufoco de passar o final do mês sem grana.
6. Agora é hora de somar o = SALDO DISPONÍVEL + QUANTIA QUE SOBROU e dessa quantia você faz as suas aplicações mensais, seja em poupança ou qualquer outro investimento como citado no tópico 4.
7. Fazendo a diferença: = (SALDO DISPONÍVEL + QUANTIA QUE SOBROU) – APLICAÇÕES chegamos até o que sobrou no mês, que também é de grande importância. Pois você chegará até esse valor somente após ter feito o pagamento de todas as despesas e já ter feito todas as aplicações estabelecidas. E se você ainda conseguiu fazer com que sobrasse alguma quantia, parabéns! Isso mostra o sucesso do seu orçamento.
——-  ❤  ——–
Acreditem, seguir esses 7 passos mudou a minha vida financeira. Antes minhas finanças se resumiam em: tudo que eu ganho – tudo que eu tenho que pagar = o que ainda eu posso gastar. Era só isso, não havia planejamento algum.
Esse guia de orçamento não é para te privar dos prazeres da vida e te transformar em uma pessoa que só junta dinheiro. Não! Esse é um guia que fará você valorizar a forma como gasta o seu dinheiro e também a priorizar as aplicações financeiras. Pois são elas que podem viabilizar todos os seus sonhos e projetos pessoais.

0 comentários: